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MensagemEnviado: Qui Dez 21, 2006 12:56 pm 
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Qual recomendam para um motor AP 2.0i com tucho hidráulico...

Tem diferença em comando para 4 ou 5 mancais? ou é indiferente?



PS: se ja for repetida, por favor tranquem o tópico.

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MensagemEnviado: Qui Dez 21, 2006 17:53 pm 
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SilverCar_DF, nessa parte prefiro deixar prá quem tem mais prática. Daqui a pouco o pessoal aparece.

Estou reformando um AP em casa, e ele tem cabeçote de 4 mancais, e o comando é normal de 5 mancais.
A diferença é que, provavelmente por economia, o mancal número 4 foi removido e um esguichador de óleo foi instalado no lugar, lavando o comando.

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MensagemEnviado: Qui Dez 21, 2006 18:07 pm 
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Gryphon, esse 5º mancal não seria pra "injetar" óleo nos tuchos pra carregá-los??? seu AP q estás desmontando é de tucho hidráulico ou mecânico?

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MensagemEnviado: Qui Dez 21, 2006 18:24 pm 
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mister_k, meu motor tem tucho hidráulico. O sistema de tucho hidráulico do AP é uma saída de óleo na guia do próprio tucho. O tucho por sua vez tem uma ranhura cilíndrica e um orifício nela que enche o tucho de óleo por dentro. Depois posso postar algumas fotos com detalhes de como é.

O mancal 4 usa o canal de óleo que seria para o tucho para aspersão de óleo sobre o comando.

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MensagemEnviado: Qui Dez 21, 2006 18:47 pm 
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sim, vamos precisar de fotos pq desculpa, mas não consegui visualizar um comando só com 4 mancais...

pq esse meu - mecânico - tem 5, né isso??


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MensagemEnviado: Sex Dez 22, 2006 13:18 pm 
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Tem cabeçote AP também, com apenas 3mancais.

Me recomendaram o comando 027/109101/7 que é do logus 2.0i... Só que o que hoje está instalado (aliás, não está, porque desmontei o motor todo, porque a borra fez o favor de detonar as partes móveis dele) é um 037/109101/1/usi, que tem um levante bastante considerável (ainda não medi porque nao tenho um paquimetro)... Então, entre um e outro, eu queria decidir logo, pra montar (as pretensões não sao grandes, só quero um comando melhorzinho pra acompanhar o aumento de taxa que vou dar pro motor, visto que vai pro alcool, e algo em torno dos 12,5:1 de taxa, porque alem de usar pistão do a alcool, vou ter que aumentar o diametro do cilindro para 83,00mm)...

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MensagemEnviado: Qui Dez 28, 2006 17:26 pm 
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Pq já não instalar um comando um pouco mais "picante" então???

Essas empresas que trabalham com comandos poderia ajudá-lo a resolver os "dois" embates ( Comando com um ataque "suave" para hid lifters e com uma duração um pouco maior, overlap menor, etc, etc, etc... ). Numa dessas vc pode despertar vários cavalos "presos" que o motor permite... :twisted:


É uma sugestão, é óbvio...

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Alguém tem alguma sugestão de lojas/ oficinas que vendam ou possa pesquisar o valor desses comandos? :D


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MensagemEnviado: Sáb Dez 30, 2006 0:57 am 
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só uma duvida, se alguem puder responder, o que seriam os tuchos e qual a diferença entre mecanico e hidraulico?
e o que seriam os mancais?

valeu


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MensagemEnviado: Sáb Dez 30, 2006 1:22 am 
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Acho que através desse link você consegue entender o que são os tuchos: http://img132.imageshack.us/my.php?image=motor07cs5.jpg
Só uma observação, no caso do motor AP o comando de válvulas é no cabeçote, ele fica acima das válvulas, e os tuchos ficam no meio disso, entre o comando e as válvulas.
Os tuchos mecânicos são apenas como pequenos cilindros de metal que transmitem o movimento do comando para as válvulas. A vantagem deles é que permitem que o motor atinja altas rpm sem problemas. A desvantagem é um pouco de barulho e necessidade de regulagens de vez em quando, por terem que ser montados com uma certa folga.
Já os hidráulicos, possuem o mesmo formato e tudo mais, porém, eles recebem pressão de óleo que os fazem expandir-se verticalmente e com isso tornam-se desnecessárias as regulagens. Quando o motor entra em funcionamento, o óleo passa pelo tucho e faz com que ele atinja o comprimento necessário pra preencher o espaço entre o comando e a válvula. A desvantagem desse sistema é que ele não aguenta giros muito altos, pois chega uma hora em que os tuchos não conseguem manter a pressão de óleo necessária para ficarem cheios e funcionarem da forma correta.
Mancais são os pontos de apoio de determinadas peças. No caso em questão, são os 5 pontos de apoio do comando, aquelas 5 partes onde tem 2 parafusos cada.

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MensagemEnviado: Ter Jan 02, 2007 17:59 pm 
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e como é um comando de válvulas no bloco?? eu nunca vi um...

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MensagemEnviado: Ter Jan 02, 2007 18:06 pm 
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Fernando Furini escreveu:
Acho que através desse link você consegue entender o que são os tuchos: http://img132.imageshack.us/my.php?image=motor07cs5.jpg


obrigado!! hehe. perguntei antes de abrir a "foto".lá tem explicando como é um comando no bloco...

:roll:

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MensagemEnviado: Ter Jan 02, 2007 18:47 pm 
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alguem aí tem exemplo de carro com comando de valvula que nao seja no cabeçote em cima das valvulas?


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MensagemEnviado: Ter Jan 02, 2007 21:04 pm 
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Alguns dos tipos mais comuns de comando.

O último esquema é para válvulas localizadas no bloco. É um esquema antigo, que facilitava muito a fabricação de motores em larga escala, já que apenas a vela ficava na cabeça, que acabava servindo mais como uma tampa para os cilindros.

Devido à sua ineficiência e ao barateamento dos outros modelos, bem mais eficientes, é um esquema que serve apenas para registro histórico.

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Comando OHV.

Primeira evolução completa dos sistemas de válvulas, que já migraram para o cabeçote. Neste modelo, os dutos dos gases de admissão e de escape já migraram para o cabeçote, mas o comando ainda fica embaixo e varetas transmitem o movimento aos balancins na cabeça, e estes revertem esses movimentos para a abertura das válvulas.

A CG 125 possui uma variação interessante desse modelo.
Ela tem apenas 1 came, e 2 balancins seguem o movimento desse came isolado. Cada balancim destes aciona a vareta respectiva de outro balancim na cabeça. Um sistema simples e altamente robusto, comprovado pela longevidade com que muitas motos destas ainda se mantém circulando.

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O OHC é o sistema típico dos motores modernos de 2 válvulas por cilindro.
No esquema, temos um sistema de balancins e parafusos de ajuste de folga, mas, como no caso do AP, os cames do comando podem acionar diretamente os tuchos montados nos pés da válvulas.

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O DOHC (comando duplo no cabeçote) existe basicamente em motores multi-válvulas. Geralmente esses comandos acionam diretamente os tuchos nos pés das válvulas, como vemos nos esquemas.
Esta disposição reduz muito a inércia de componentes mecânicos com movimentos alternativos, permitindo ao motor alcançar maiores rotações sem flutuação nas válvulas.

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Esquema de um cabeçote DOHC com 4 válvulas por cilindro e câmara hemisférica.

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Comparação visual entre a disposição de cabeçotes com 2 x 4 válvulas.
Veja como o de 4 válvulas apresenta maior área de escoamento de fluidos usando válvulas menores (e mais leves, portanto com menor tendência a flutuação).

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Esquema de dutos de um motor com 5 válvulas por cilindro.

Este é um esquema que já foi bastante usado em motocicletas e em alguns carros de corrida.
Anda atualmente quase em desuso porque a válvula central de admissão mais atrapalha a turbulência do que ajuda com melhoria no fluxo de mistura aspirada. Mas esta é uma situação que ninguém sabe quando alguma nova tecnologia pode reverter o quadro.

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MensagemEnviado: Qui Jan 04, 2007 15:18 pm 
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O curioso dos motores com 5 válvulas é que a Yamaha parecia ser a O curioso dos motores com 5 válvulas é que a Yamaha parecia ser a única que realmente acreditava nele, pois os usava em competições. Mas no MotoGP passou a usar um 16V no seu L4 em vez de 20V do seu L4 de rua, embora falasse que era só essa diferença e que o motor da MotoGP era praticamente um motor da R1 reduzido para 990 cm³ (agora atuias 800 cm³). Quando ao acionamento dos comandos eu não li, mas deve ser por cascata de engrenagens e não corrente como na R1.



Eu tenho uma dúvida:

Num DOHC com 4 válvulas por cilindro é possível ter uma câmara perfeitamente hemisférica? Pelo que via só o RFVC da Honda.

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