Bem-vindo: Sáb Dez 20, 2014 15:31 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 21 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Qui Dez 21, 2006 12:56 pm 
Novato
Novato

Qual recomendam para um motor AP 2.0i com tucho hidráulico...

Tem diferença em comando para 4 ou 5 mancais? ou é indiferente?

PS: se ja for repetida, por favor tranquem o tópico.

Título:
MensagemEnviado: Qui Dez 21, 2006 17:53 pm 
Administrador
Administrador

SilverCar_DF, nessa parte prefiro deixar prá quem tem mais prática. Daqui a pouco o pessoal aparece.

Estou reformando um AP em casa, e ele tem cabeçote de 4 mancais, e o comando é normal de 5 mancais.
A diferença é que, provavelmente por economia, o mancal número 4 foi removido e um esguichador de óleo foi instalado no lugar, lavando o comando.

"Quem recebe uma idéia de mim, recebe ensinamentos sem diminuir os meus, assim como quem acende uma vela na minha, recebe luz sem me deixar na escuridão." Thomas Jefferson.

Injeção Gryphônica agora tem nome: AICS!!!

Manuais do AICS:
http://www.caraudiobrasil.com.br/data/Manual_AICS.pdf
http://www.caraudiobrasil.com.br/data/adendo_manual.pdf

Título:
MensagemEnviado: Qui Dez 21, 2006 18:07 pm 
Sênior
Sênior

Gryphon, esse 5º mancal não seria pra "injetar" óleo nos tuchos pra carregá-los??? seu AP q estás desmontando é de tucho hidráulico ou mecânico?

Honda CIVIC LX 1.6 16v AUT 2000 Gasolina - Garagem - clique para acessar
Louco por uma perua!!!

Título:
MensagemEnviado: Qui Dez 21, 2006 18:24 pm 
Administrador
Administrador

mister_k, meu motor tem tucho hidráulico. O sistema de tucho hidráulico do AP é uma saída de óleo na guia do próprio tucho. O tucho por sua vez tem uma ranhura cilíndrica e um orifício nela que enche o tucho de óleo por dentro. Depois posso postar algumas fotos com detalhes de como é.

O mancal 4 usa o canal de óleo que seria para o tucho para aspersão de óleo sobre o comando.

"Quem recebe uma idéia de mim, recebe ensinamentos sem diminuir os meus, assim como quem acende uma vela na minha, recebe luz sem me deixar na escuridão." Thomas Jefferson.

Manuais do AICS:

Título:
MensagemEnviado: Qui Dez 21, 2006 18:47 pm 
Sênior
Sênior

sim, vamos precisar de fotos pq desculpa, mas não consegui visualizar um comando só com 4 mancais...

pq esse meu - mecânico - tem 5, né isso??

Imagem

Louco por uma perua!!!

Título:
MensagemEnviado: Sex Dez 22, 2006 13:18 pm 
Novato
Novato

Tem cabeçote AP também, com apenas 3mancais.

Me recomendaram o comando 027/109101/7 que é do logus 2.0i... Só que o que hoje está instalado (aliás, não está, porque desmontei o motor todo, porque a borra fez o favor de detonar as partes móveis dele) é um 037/109101/1/usi, que tem um levante bastante considerável (ainda não medi porque nao tenho um paquimetro)... Então, entre um e outro, eu queria decidir logo, pra montar (as pretensões não sao grandes, só quero um comando melhorzinho pra acompanhar o aumento de taxa que vou dar pro motor, visto que vai pro alcool, e algo em torno dos 12,5:1 de taxa, porque alem de usar pistão do a alcool, vou ter que aumentar o diametro do cilindro para 83,00mm)...

Título:
MensagemEnviado: Qui Dez 28, 2006 17:26 pm 
Moderador
Moderador

Pq já não instalar um comando um pouco mais "picante" então???

Essas empresas que trabalham com comandos poderia ajudá-lo a resolver os "dois" embates ( Comando com um ataque "suave" para hid lifters e com uma duração um pouco maior, overlap menor, etc, etc, etc... ). Numa dessas vc pode despertar vários cavalos "presos" que o motor permite... :twisted:

É uma sugestão, é óbvio...

"Deus salve o Etanol, suas várias fontes, o bio-Diesel, a mamona, o dendê, e a concorrência entre seus eventuais produtores, tanto os grandes, qnt os PEQUENOS..."

"Os burros gritam, os inteligentes falam e os gênios calam..."

Título:
MensagemEnviado: Qui Dez 28, 2006 19:54 pm 
Avançado
Avançado

Alguém tem alguma sugestão de lojas/ oficinas que vendam ou possa pesquisar o valor desses comandos? :D

Título:
MensagemEnviado: Sáb Dez 30, 2006 0:57 am 
Intermediario
Intermediario

só uma duvida, se alguem puder responder, o que seriam os tuchos e qual a diferença entre mecanico e hidraulico?
e o que seriam os mancais?

valeu

Título:
MensagemEnviado: Sáb Dez 30, 2006 1:22 am 
Sênior
Sênior

Acho que através desse link você consegue entender o que são os tuchos: http://img132.imageshack.us/my.php?image=motor07cs5.jpg
Só uma observação, no caso do motor AP o comando de válvulas é no cabeçote, ele fica acima das válvulas, e os tuchos ficam no meio disso, entre o comando e as válvulas.
Os tuchos mecânicos são apenas como pequenos cilindros de metal que transmitem o movimento do comando para as válvulas. A vantagem deles é que permitem que o motor atinja altas rpm sem problemas. A desvantagem é um pouco de barulho e necessidade de regulagens de vez em quando, por terem que ser montados com uma certa folga.
Já os hidráulicos, possuem o mesmo formato e tudo mais, porém, eles recebem pressão de óleo que os fazem expandir-se verticalmente e com isso tornam-se desnecessárias as regulagens. Quando o motor entra em funcionamento, o óleo passa pelo tucho e faz com que ele atinja o comprimento necessário pra preencher o espaço entre o comando e a válvula. A desvantagem desse sistema é que ele não aguenta giros muito altos, pois chega uma hora em que os tuchos não conseguem manter a pressão de óleo necessária para ficarem cheios e funcionarem da forma correta.
Mancais são os pontos de apoio de determinadas peças. No caso em questão, são os 5 pontos de apoio do comando, aquelas 5 partes onde tem 2 parafusos cada.

Tenente Portela - RS
http://www.omegaclube.com
No More Carburators!!

Imagem

Título:
MensagemEnviado: Ter Jan 02, 2007 17:59 pm 
Sênior
Sênior

e como é um comando de válvulas no bloco?? eu nunca vi um...

Louco por uma perua!!!

Título:
MensagemEnviado: Ter Jan 02, 2007 18:06 pm 
Sênior
Sênior

Fernando Furini escreveu:
Acho que através desse link você consegue entender o que são os tuchos: http://img132.imageshack.us/my.php?image=motor07cs5.jpg

obrigado!! hehe. perguntei antes de abrir a "foto".lá tem explicando como é um comando no bloco...

:roll:

Louco por uma perua!!!

Título:
MensagemEnviado: Ter Jan 02, 2007 18:47 pm 
Intermediario
Intermediario

alguem aí tem exemplo de carro com comando de valvula que nao seja no cabeçote em cima das valvulas?

Título:
MensagemEnviado: Ter Jan 02, 2007 21:04 pm 
Administrador
Administrador

Alguns dos tipos mais comuns de comando.

O último esquema é para válvulas localizadas no bloco. É um esquema antigo, que facilitava muito a fabricação de motores em larga escala, já que apenas a vela ficava na cabeça, que acabava servindo mais como uma tampa para os cilindros.

Devido à sua ineficiência e ao barateamento dos outros modelos, bem mais eficientes, é um esquema que serve apenas para registro histórico.

Imagem

Comando OHV.

Primeira evolução completa dos sistemas de válvulas, que já migraram para o cabeçote. Neste modelo, os dutos dos gases de admissão e de escape já migraram para o cabeçote, mas o comando ainda fica embaixo e varetas transmitem o movimento aos balancins na cabeça, e estes revertem esses movimentos para a abertura das válvulas.

A CG 125 possui uma variação interessante desse modelo.
Ela tem apenas 1 came, e 2 balancins seguem o movimento desse came isolado. Cada balancim destes aciona a vareta respectiva de outro balancim na cabeça. Um sistema simples e altamente robusto, comprovado pela longevidade com que muitas motos destas ainda se mantém circulando.

Imagem

O OHC é o sistema típico dos motores modernos de 2 válvulas por cilindro.
No esquema, temos um sistema de balancins e parafusos de ajuste de folga, mas, como no caso do AP, os cames do comando podem acionar diretamente os tuchos montados nos pés da válvulas.

Imagem

O DOHC (comando duplo no cabeçote) existe basicamente em motores multi-válvulas. Geralmente esses comandos acionam diretamente os tuchos nos pés das válvulas, como vemos nos esquemas.
Esta disposição reduz muito a inércia de componentes mecânicos com movimentos alternativos, permitindo ao motor alcançar maiores rotações sem flutuação nas válvulas.

Imagem

Esquema de um cabeçote DOHC com 4 válvulas por cilindro e câmara hemisférica.

Imagem

Comparação visual entre a disposição de cabeçotes com 2 x 4 válvulas.
Veja como o de 4 válvulas apresenta maior área de escoamento de fluidos usando válvulas menores (e mais leves, portanto com menor tendência a flutuação).

Imagem

Esquema de dutos de um motor com 5 válvulas por cilindro.

Este é um esquema que já foi bastante usado em motocicletas e em alguns carros de corrida.
Anda atualmente quase em desuso porque a válvula central de admissão mais atrapalha a turbulência do que ajuda com melhoria no fluxo de mistura aspirada. Mas esta é uma situação que ninguém sabe quando alguma nova tecnologia pode reverter o quadro.

Imagem

Manuais do AICS:

Título:
MensagemEnviado: Qui Jan 04, 2007 15:18 pm 
Avançado
Avançado

O curioso dos motores com 5 válvulas é que a Yamaha parecia ser a O curioso dos motores com 5 válvulas é que a Yamaha parecia ser a única que realmente acreditava nele, pois os usava em competições. Mas no MotoGP passou a usar um 16V no seu L4 em vez de 20V do seu L4 de rua, embora falasse que era só essa diferença e que o motor da MotoGP era praticamente um motor da R1 reduzido para 990 cm³ (agora atuias 800 cm³). Quando ao acionamento dos comandos eu não li, mas deve ser por cascata de engrenagens e não corrente como na R1.

Eu tenho uma dúvida:

Num DOHC com 4 válvulas por cilindro é possível ter uma câmara perfeitamente hemisférica? Pelo que via só o RFVC da Honda.

Imagem

Imagem

Criar novo tópico Responder  [ 21 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas